Psiquiatra é médico de louco (e geralmente é mais louco que seus pacientes): verdade ou mito?

Para começo de conversa, o que, afinal, é loucura? Na psiquiatria, usamos o termo psicose para denominar a perda de contato com a realidade, a confusão entre o que é real e o que é manifestação da mente. Nas crises psicóticas, são comuns alucinações (ex: ouvir vozes, perceber objetos que não existem) e delírios (crença inabalável em idéias inverossímeis, muitas vezes bizarras, irredutível à argumentação lógica).

Os pacientes psicóticos são as maiores vítimas do estigma contra a doença mental. Muitas pessoas acreditam que são perigosos, intratáveis e o melhor é que sejam mantidos à distância. A psicose é sim tratada pela psiquiatria e muitos pacientes alcançam a estabilidade clínica, mantêm seus laços afetivos, estudam, trabalham. Nesse sentido, o psiquiatra é mesmo “médico de louco”. O problema é a generalização, a ideia de que apenas “loucos” recorrem à psiquiatria. Hoje sabemos que os transtornos mentais mais frequentes são a ansiedade e a depressão e a maior parte dos portadores sofre em silêncio. Muitos deixam de procurar ajuda médica por medo de serem vítimas de toda essa carga de preconceito.

Quanto à segunda parte do mito, a ideia de que os psiquiatras são misteriosos, “diferentes” e até mesmo mais loucos que os próprios pacientes,  vale a pena assistir o vídeo abaixo:

Anúncios

Tags:, ,

Categorias: VERDADE OU MITO?

Autor:Pílulas de Insight

Médico psiquiatra e psicoterapeuta CRM 118.041 Mestrando na Faculdade de Medicina da USP Pesquisador do Núcleo de Epidemiologia Psiquiátrica da USP Professor da Sociedade Paulista de Psicanálise Bacharel em Comunicação Social Atendimento individual, de casal e de família Português - English - Español - Français Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/0995802665509848 geilson@pilulasdeinsight.com.br (11) 3262-1348 (PR) (11) 99477-3472 (PR, EN, ES, FR)

Acompanhe!

Você quer acompanhar o Pílulas de Insight?

5 Comentários em “Psiquiatra é médico de louco (e geralmente é mais louco que seus pacientes): verdade ou mito?”

  1. Laura Ferrari
    17/07/2012 às 19:14 #

    Oi Geilson……adoreio vídeo, muito bom, não conhecia!!!!

  2. Marcia Paula Del Papa da Costa
    18/02/2014 às 20:27 #

    Oi Geilson, como diz um ditado popular, que de médico e louco todos nós temos um pouco,será realmente verdade? Depende do modo de pensar de cada um, ñ acha?

  3. joana
    10/05/2015 às 20:18 #

    legal.nao.somos.perfeitos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: