PSIquiatra, PSIcólogo, PSIcoterapeuta ou PSIcanalista?

Psiquiatra, psicólogo, psicoterapeuta ou psicanalista?

É cada vez maior o número de pessoas em sofrimento emocional e muitos não sabem ao certo a quem recorrer.

Ainda hoje prevalece a ideia que os psicólogos cuidam dos casos mais leves e que só deve ir ao psiquiatra aqueles que, praticamente, não têm mais jeito – afinal, “psiquiatra é médico de louco”, certo? Hummm…

Quais são, de fato, as diferenças entre os profissionais “psi”?

Todos os profissionais da saúde mental estão capacitados a avaliar e tratar as perturbações psíquicas. Entretanto, existem diferenças quanto à formação profissional, a compreensão sobre as causas do adoecimento psíquico e a abordagem terapêutica.


O psiquiatra é o profissional que cursou Medicina e, seguida, especializou-se em  Psiquiatria. Muito se fala que “o psiquiatra se preocupa apenas com a química cerebral” e que “resolve tudo na base do remédio”. Não é assim! Para a Psiquiatria, os transtornos mentais resultam da interação de fatores biológicos, psicológicos e sociais e o psiquiatra está capacitado a fazer uma avaliação criteriosa e abrangente do sofrimento emocional. Caso seja diagnosticado algum transtorno psiquiátrico, o psiquiatra elabora um plano de tratamento, que geralmente consiste na associação de medicamento, psicoterapia e orientações sobre mudanças de estilo de vida. A principal diferença entre o psiquiatra e os demais profissionais “psi” é a possibilidade de prescrever remédios e outros tratamentos biológicos – o que não significa que todos os pacientes serão, necessariamente, medicados.

O psicólogo é o profissional egresso da faculdade de Psicologia, a qual pode ser definida como a ciência que estuda o comportamento e o funcionamento da mente. Durante o curso, concilia o aprendizado teórico com o atendimento supervisionado e a sua área de atuação abrange não apenas os distúrbios psíquicos, mas também a orientação vocacional, a Psicologia do trabalho e a Neuropsicologia, dentre outras.

Já o psicoterapeuta é o profissional da saúde mental (psiquiatra ou psicólogo) especializado em psicoterapia, principal modalidade de tratamento para os distúrbios psíquicos. O sofrimento emocional é compreendido à luz dos conhecimentos da Psicologia e o terapeuta busca auxiliar seu paciente através de métodos e técnicas psicológicas. Geralmente as sessões são semanais e duram 50 minutos. Há diversas linhas de psicoterapia e a indicação baseia-se na natureza do problema a ser tratado e nas características do paciente.

A Psicanálise, por sua vez, é o método de investigação da mente e tratamento dos distúrbios psíquicos criado por Sigmund Freud. O ponto central de sua teoria é a noção de que a maior parte da nossa vida psíquica é inconsciente, ou seja, desconhecemos, em grande medida, os nossos desejos, sentimentos e motivações. Através da interpretação, o analista ajuda o sujeito a trazer à tona aquilo que está reprimido, a iluminar as partes mais obscuras de sua personalidade, a compreender o significado do seu sofrimento e a encontrar mecanismos mais adaptativos para lidar com seus conflitos. Para se tornar psicanalista, é preciso ter nível superior (não necessariamente Psicologia ou Medicina) e fazer o curso de formação em uma instituição psicanalítica.

Anúncios

Tags:, , , , ,

Categorias: PSICOTERAPIA

Autor:Pílulas de Insight

Médico psiquiatra e psicoterapeuta CRM 118.041 Mestrando na Faculdade de Medicina da USP Pesquisador do Núcleo de Epidemiologia Psiquiátrica da USP Professor da Sociedade Paulista de Psicanálise Bacharel em Comunicação Social Atendimento individual, de casal e de família Português - English - Español - Français Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/0995802665509848 geilson@pilulasdeinsight.com.br (11) 3262-1348 (PR) (11) 99477-3472 (PR, EN, ES, FR)

Acompanhe!

Você quer acompanhar o Pílulas de Insight?

5 Comentários em “PSIquiatra, PSIcólogo, PSIcoterapeuta ou PSIcanalista?”

  1. 27/06/2012 às 14:58 #

    Muito bom o artigo, parabéns.

  2. Laura Ferrari
    17/07/2012 às 18:53 #

    Oi Geilson, já achei o blog e estou olhando tudinho…parabens!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  3. elisabeth fernandes
    27/12/2014 às 20:34 #

    Muito bom… adorei q bom q tens um tempinho p esclarecer as nossas duvidas,O brasil precisa de conhecimento, informação de gente q pensa no outro, q passa a frente seu conhecimento. Beth

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: