O que é Psiquiatria?

O que é Psiquiatria?

Psiquiatria é a especialidade médica dedicada à prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação dos transtornos mentais. O seu objetivo é o alívio do sofrimento emocional, ajudando o paciente a resgatar sua qualidade de vida, fortalecer seus laços afetivos e recuperar sua funcionalidade.

A palavra psiquiatria é derivada do grego e composta pelos termos psyché (alma) e iatrós (médico, remédio, medicina)Acredita-se que surgiu na Antiguidade e ao longo da História incorporou conhecimentos das mais diversas áreas. Atualmente, a boa prática psiquiátrica leva em consideração os aspectos biológicos, psicológicos e sócio-culturais do comportamento e do sofrimento humanos.

Quais os principais transtornos psiquiátricos?

De acordo com o estudo São Paulo Megacity, 30% da população da Grande São Paulo apresentou algum transtorno psiquiátrico no último ano. Os quadros mais comuns foram os transtornos de ansiedade (19,9%), de humor (11%), de controle de impulsos (4,3%) e por uso de substâncias (3,6%).

Além de sofrimento emocional, esses transtornos têm um impacto negativo nas relações familiares, no convívio social e no desempenho das atividades.  Dados recentes da Previdência Social revelam que cinco das 10 maiores causas de afastamento do trabalho são transtornos mentais.

Apesar disso, apenas uma minoria dos acometidos procura ajuda. Na nossa região metropolitana, somente um terço dos casos graves receberam tratamento no último ano.

O que leva alguém a desenvolver um transtorno mental?

A década de 1990 foi considerada pelo governo norte-americano como a “década do cérebro” devido ao grande avanço das neurociências.

Importantes descobertas têm demonstrado que os transtornos psiquiátricos apresentam múltiplas causas e envolvem fatores genéticos, neurobiológicos, psicológicos, sociais e culturais. A importância de cada um destes mecanismos varia de um paciente para outro e uma avaliação cuidadosa, caso a caso, é fundamental para a correta elucidação do quadro.

 

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico dos transtornos psiquiátricos é eminentemente clínico, ou seja, baseado na história do paciente e no exame do estado mental.

O psiquiatra deve sempre investigar se o sofrimento psíquico é causado por doenças neurológicas ou condições médicas gerais. Por ser um profissional médico, está capacitado a realizar o exame físico e a solicitar e interpretar exames complementares.

Quais as estratégias para o tratamento dos transtornos psiquiátricos?

Após a formulação do diagnóstico, o psiquiatra elabora, junto ao paciente, um planejamento terapêutico. Em geral, o tratamento envolve diferentes estratégias, uma vez que o sofrimento emocional tem múltiplas causas.

O psiquiatra é o profissional da saúde mental habilitado a prescrever medicamentos e, caso tenha feito formação complementar, também pode praticar a psicoterapia.

Em alguns casos, o paciente precisa ser acompanhado por uma equipe multidisciplinar, formada por psicólogo, terapeuta ocupacional, professor de educação física e/ou nutricionista.

Anúncios

Tags:, , , ,

Categorias: PSIQUIATRIA

Autor:Pílulas de Insight

Médico psiquiatra e psicoterapeuta CRM 118.041 Mestrando na Faculdade de Medicina da USP Pesquisador do Núcleo de Epidemiologia Psiquiátrica da USP Professor da Sociedade Paulista de Psicanálise Bacharel em Comunicação Social Atendimento individual, de casal e de família Português - English - Español - Français Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/0995802665509848 geilson@pilulasdeinsight.com.br (11) 3262-1348 (PR) (11) 99477-3472 (PR, EN, ES, FR)

Acompanhe!

Você quer acompanhar o Pílulas de Insight?

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: